Nossa História

A pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento tecnológico da sociedade. A inserção do aluno na pesquisa e produção científico-tecnológica tem considerável importância na sua formação, podendo ter início já no ensino médio e, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, p. 34 e 37) recomendam que a iniciação científica seja promovida na Educação Profissional.

Aqueles que têm contato com pesquisa científica no ensino básico apresentam vantagens ao ingressar nos cursos subsequentes e superiores, em relação àqueles que não o tiveram. Senso crítico, poder de argumentação, socialização dos conteádos com os colegas e, o contato direto com a leitura são alguns exemplos que podem destacar a importância comentada anteriormente.

O Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, desde 1996, incluiu no calendário escolar a realização de feiras para exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, com os objetivos de instigar o desejo de realizar um projeto de iniciação científica com um tema de livre escolha e, de comprometer o aluno a socializar com a comunidade interna e externa, os projetos desenvolvidos.

Ocorreram quatro edições de feiras com a denominação de Feira Interdisciplinar de Matemática Aplicada – FEIMA, cujo critério no desenvolvimento dos projetos era aplicação de conteádos matemáticos. No ano de 2000, sentiu-se a necessidade de ampliar o espaço de exposição e, então, ocorreu a primeira edição da Feira de Conhecimento Tecnológico e Científico – FETEC. A maioria dos trabalhos expostos eram oriundos do Projeto de Iniciação Científica que ocupou espaço na matriz curricular do Ensino Médio após 2000.

Em 2010, aconteceu a XI FETEC e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos – MTA. A FETEC continuou sendo um espaço de socialização de trabalhos de iniciação científica, abrangendo desde a implantação do projeto até a análise dos resultados. Já a MTA oportunizou a exposição de projetos de pesquisa, protótipos e demonstração tecnológica. O processo de desenvolvimento dos trabalhos aconteceu num ambiente educativo e exigiu determinação, tempo, dedicação, flexibilidade e força de vontade para que o resultado final ocorresse conforme o desejado.

Atualmente, como campus do Instituto Federal Catarinense, a instituição está em fase de ampliação e possui novos desafios, pois além de trabalhar com a educação profissional em nível médio também tem caráter de universidade. Dispõe de cursos técnicos em nível médio, cursos subsequentes e de 5 cursos superiores (Licenciatura e Bacharelado).

A XVII FETEC é um ambiente de socialização da construção/reconstrução de saberes nas diversas áreas do conhecimento, da materialização e divulgação de estudos, pesquisas, experiências e práticas desenvolvidas pelos alunos e servidores do IFC e a Comunidade da qual ele faz parte. Esse evento oportunizará a apresentação de parte do conhecimento científico-tecnológico desenvolvido em âmbito escolar.

Esta nova dinâmica justifica a ampliação da FETEC através da participação da comunidade interna e externa. Nesse espaço, todos os interessados em socializar experiências científicas e pedagógicas através de comunicação oral e painel, vem complementar a exposição dos projetos de pesquisa consolidados no Instituto e, agora também, da comunidade a qual ela faz parte.

Instruções para submissão dos trabalhos

1. Leia atentamente o Regulamento e click no link para realizar a inscrição.

Galeria

Galeriade imagens dos eventos anteriores.

Imagem

XVII FETEC

Imagem

XVII FETEC

Imagem

XVII FETEC

Imagem

XVII FETEC

Imagem

XVII FETEC

Imagem

XVII FETEC

Imagem

XVII FETEC

Imagem

XVII FETEC

Coordenação do Evento a ser definida

Programação

Dia Horário Atividade
30 de Agosto 08:00 - 10:00 Montagem dos Trabalhos
10:10 - 12:00 Abertura e Apresentação Cultural
13:15 - 17:15 Visitação, apresentação oral e avaliação
18:45 - 22:00 Palestra e apresentação oral (Undiade Urbana)
31 de Agosto 08:00 - 12:00 Visitação, apresentação oral e avaliação
14:00 - 16:00 Apresentação cultural, premiação e encerramento

Instruções Gerais

Acesse abaixo as informações que você precisa para participar no evento como expositor e avaliador, bem como informações acerca dos trabalhos que participarão do evento

Orientações e Modelos

Agosto 05, 2017

Entre em Contato

Tem alguma dúvida? Não deixe de nos procurar.